quinta-feira, 11 de abril de 2013

[Valente] Eu, tu, ela, nós...


Que princesa você quer ser? A mais leve, graciosa, bela, sutil... Nops. “Não quero acabar com minha vida. Quero a liberdade!”. Esta é Merida. Uma anti-princesa. Sim, porque a graça é valentia que voa em cabelos ruivos, caracóis. Cavalga e domina a flecha melhor do que qualquer príncipe. Brenda Chapman e Mark Andrews, diretores do longa Valente, dão a animação o tom de aventura, mas se firmarmos os olhos no enredo, o papel da mulher é questionado. Merida é questionamento.

“Lembra-te de sorrir!”, assevera a mãe de Merida. Imposta pelo eterno feminino, a delicada felicidade por meio do sorriso deve servir a todas nós, mulheres, para expressarmos nossa beleza e simpatia. Misses, please! A questão é: que valores nos são passados e estamos passando para meninas/jovens/mulheres sobre o ser mulher.

Valente é um belo exemplo de “exceção”. E as aspas cabem somente ao cinema, já que mulheres valentes, livres, emancipadas, transbordam aos montes pelas calçadas e caminhos deste Brasilzão. “Merida, você é uma princesa e deve agir como tal”. Nascer, crescer, casar, ter filhos... Bom, Merida aprendeu com as flechas a ver além.

O casamento. Ora! É a certeza da vida de toda mulher, né, não? Merida o nega, veementemente. “É para isso que tu tens se preparado a vida toda!”. E nós? Também somos? Com nossas bonecas, fogões de plástico, mamadeiras e casinhas – isso, se nossos pais tem acesso ao consumo (isso, se temos pais)... Ah, o feminino. A identidade de gênero,

Tão velha a Idade Média e tão presente em cotidianos femininos de opressão naturalizada. Porque não podemos achar – com facilidade - companheiros que não cultivem práticas machistas, como reprimir, controlar, dizer o que temos ou que não temos que fazer. “Que nós sejamos livres para seguir nossa própria história, seguindo nossos corações e encontrando o amor no nosso próprio tempo.” Merida se faz senhora do seu destino, do alto do alazão, escolhe reverter o que fora escrito pra ela. E deixa a dica... “Nosso destino vive dentro de nós”. Libertemo-lo...

:::Valente [Brave]
Gênero: animação, comédia
Duração: 1h40min
Ano: 2012

Nenhum comentário: